sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A imprensa esportiva está se auto-destruindo.


Por: http://twitter.com/brunofillipy

''Somos todos brasileiros'‘. Essa frase muitas vezes repetida,foi esquecida por quem mais deveria usá-la.A imprensa nacional.
Hoje não somos brasileiros. Somos paulistas, cariocas, gaúchos, mineiros. Como se uma guerra existisse entre as pessoas destes estados. E deveriamos deixar claro em que lado estámos. Você pode achar que eu estou brincando,mais essa guerra realmente existi. A guerra da mídia.
A famosa mídia bairrista. Uma mídia que só liga para as pessoas do próprio estado. Foda-se o resto do Brasil. Eles não importam para nós.
Essa é realidade da mídia esportiva nacional. Cada estado por si.E tentando destruir uns aos outros.Mais essa mídia se esquece de uma coisa.Ela é nacional.Ela chega a todos os estados.Ela é brasileira.Não paulista,não carioca.Brasileira.
Á vários exemplos destes ataques terroristas. A Band possui um programa chamado Jogo Aberto. Ele é transmitido nacionalmente. È um programa brasileiro, certo?
Errado. Ele é paulista. Mesmo sendo transmitido ao Brasil inteiro. Eles so falam de times paulistas. Corinthians, Palmeiras, Santos...
80% do programa é falando deles. 15% com mercham, e 5% falando dos times dos outros estados. Na maioria das vezes criticando.
Como isso é possível?Será que eles pensam que as pessoas dos outros estados querem saber só de São Paulo?Acreditam que apenas paulistas assistem o programa?
Tratam-nos como seres inferiores. Como se não existíssemos. Um absurdo. Se quiserem falar apenas de São Paulo, não transmita para outros estados o programa. Sejam honestos. Ou então comecem a entender que um programa nacional deve falar de todos os estados igualmente. Deve agir como brasileiro.
Ontem foi a tão esperada entrevista do Ronaldinho Gaucho no Rio de Janeiro. Uma entrevista esperada por milhões de torcedores de três grandes clubes do Brasil.E assistida por milhões de pessoas em todo o mundo.
E vimos a guerra do bairrismo agir novamente. Os repórteres que estavam la não era mais repórteres.Eram torcedores.Palmeiras,Flamengo e Grêmio estão na briga pelo jogador.Mais eles se esqueceram disso.Só existia um clube,o Flamengo.
E a  maioria  das perguntas foram apenas sobre esse clube. O clube carioca. Pro inferno com o clube paulista e o clube gaucho. Eles que se ferrem.O que importa aqui é o clube do meu estado.
E assim foi feito. Quem via a entrevista ficava ate assustado.Um amigo meu chegou a me pergunta se quem estava fazendo as perguntas era a organizada flamenguista e não repórteres sérios.
Mais o pior ainda ia acontecer. O cúmulo da guerra civil da mídia aconteceu quando o senhor Galliani, decidiu falar sua preferência para o destino de RG. O Flamengo.
Nessa hora o caos se abateu a seria entrevista. Repórteres. Sim repórteres. Gritando alegremente,aplaudindo,cantando o hino flamenguista. E o resto do Brasil assistia em choque. A guerra secreta foi aberta ao publico. Não há mais como esconder. Em uma transmissão nacional. Com repórteres que se dizem sérios.Foi visto apenas torcedores cariocas.
E a verdade veio a tona. Cada estado por si e morte aos outros.
A imprensa está colocando fogo em si mesmo. O publico largara de vez a imprensa de outros estados e dara moral apenas para a própria.Porque dá moral a imprensa se tudo que ela falará será em busca do melhor para si próprio?Para os times do estado dela?Muito melhor assisti a imprensa daqui do meu estado. Ela falara das coisas daqui. Ela será honesta. Sim o melhor é o meu estado. Foda-se o resto do Brasil. Tudo que importa é aqui.
Aos poucos esse ódio irar parar de ser apenas da mídia. Mineiros vão odiar paulistas. Paulistas vão odiar cariocas. E assim ira ate o dia que o ódio se transformarar em violência.
Tudo terá começado com um simples bairrismo de quem devia ser a voz do povo Brasileiro. A mídia esta se autodestruindo. E ela ainda não notou isso.



6 comentários:

  1. Super interessante, o assunto abordado, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A cada dia q passsa,eles vao perdendo audiencia de outros estados,q nao tao nem ai para SP,q nem eu,e n assisto mais Jogo Aberto,enquanto eles nao mudarem o formato do programa,eles vao perdes telespectadores a cada dia mais.Parabens abs

    ResponderExcluir
  3. Muito bem dito amigo! Concordo muito com vc! O bairrismo da imprensa brasileira é assustador.

    ResponderExcluir
  4. Como disseram, excelente texto, mas pecou na escrita. Se você treinar a escrever corretamente na internet(sem poesias...), não precisará de um curso.

    ResponderExcluir